quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Aula 1 - Exercício 3: Pense de forma ambiciosa

  1. Como podemos ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós?
    • O professor precisa ser um parceiro do aluno durante o processo de aprendizado. E o aluno precisa de mais liberdade para se expressar e por em prática o que aprendeu de forma construtiva.
  2. Descubra algum alvo de dificuldade em sua sala de aula.
    • A aceitação das novidades por parte dos professores que insistem em não se atualizar ou procurar novas formas de inovar em sala de aula.
  3. Faça um resumo de como você pode melhorar a sala de aula com uso de tecnologia.
    • Diversos recursos podem ser utilizados para melhorar uma aula, desde técnicas de como apresentar um conteúdo, assim como recursos materiais, como ferramentas utilizadas para facilitar a compreensão do assunto proposto. Das técnicas propostas podem se destacar o construtivismo e o behaviorismo. Em relação as ferramentas propostas estão o computador e a internet que trás uma gama de aplicativos interativos que facilitam o aprendizado com simulação de situações propostas.
  4. Como seus alunos podem desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo usando tecnologia? 
    • O professor precisa antes analisar como vai abordar o conteúdo proposto e aliar a tecnologia como apoio para facilitar a aprendizagem. Mas o aluno pode e deve utilizar a tecnologia para ter acesso a mais conteúdos similares que vão enriquecer a experiencia do aprendizado.
    1. Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais?
      • Pela escrita pode redigir um texto resumindo ou ampliando a discussão do conteúdo proposto. Na fala pode em forma de oratória explanar sobre o tema proposto e questionar sobre suas dúvidas. Em vídeo pode criar a exemplificação (caso de uso) do conteúdo proposto, pois o vídeo é um formato de informação que une a imagem em movimento com o som. Nos meios computacionais temos acesso a todas as mídias, como escrita, fala e visual, e agrega-se nestas mídias as interconexões, com possibilidade de compartilhamento e interação pela simulação de ambientes virtuais.
    2. Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo?
      • Com os meios computacionais é possível compartilhar uma foto de uma nova descoberta em segundos na internet, divulgar uma opinião sobre um assunto e receber criticas pelo mesmo meio.
    3. Como utilizar a capacidade da tecnologia para quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador?
      • O ensino a pelo computador, ou remoto, possibilita o aluno a qualquer momento que precisar ter acesso a sua sala de aula virtual começar ou continuar seu processo de ensino de onde parou.

Referência

http://meduft.wikidot.com/aula5
http://meduft.wikidot.com/exe1

Nenhum comentário:

Postar um comentário