quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Aula 1 - Exercício 4: Identifique o Perfil do Contexto do seu Ambiente de Implementação Alvo

  1. Identifique o Perfil do Contexto do seu Ambiente de Implementação Alvo
  2. Sugerido para a Data: 7/10/16
  3. A fim de implementar a tecnologia com sucesso, você precisa explorar e compreender o seu ambiente de destino, que também chamaremos de seu contexto de implementação. Introduza o contexto de implementação que você deseja usar para o seu projeto, criando um perfil que descreva e clarifique as suas características importantes. O seu perfil pode ser real ou hipotético (mas fundamentado no mundo real). Você pode ser o executor real, ou você pode estar projetando um plano que outros irão implementar. E caso você não possa facilmente identificar um contexto de implementação? Temos algumas ideias que podem ajudar, veja no final do texto, itens 14 e 15.
  4. Mesmo que você trabalhe em uma escola (ou em outro ambiente educacional) e tenha uma boa compreensão do seu ambiente de destino, considere conversar informalmente com as partes interessadas, se possível. Isso poderá ajudá-lo a compreender aspectos do ambiente de destino dos quais você desconhecia anteriormente.
  5. Para a entrega: Você pode usar qualquer formato que você goste, mas mantenha-o o mais conciso possível. Se for um curto vídeo, ou uma apresentação de áudio funciona para você, ótimo. A comunicação visual pode ser muito poderosa; considere a criação de diagramas visuais ou outros elementos gráficos para explicar os seus pensamentos.
  6. Conte-nos sobre o seu ambiente de destino. Este perfil deve incluir os alunos (alunos) que irão utilizar a tecnologia (idade, outras características importantes, como nível de experiência em áreas relevantes), o local (sala de aula, etc.), professores, facilitadores, comentários sobre os recursos disponíveis, etc. Poderia também incluir fatores como o processo de compra (se conhecido) ou a cultura institucional. Se você optar por entrevistar informalmente alguém para mais informações, não publique qualquer informação de identificação sobre essa pessoa. Também pode ser apropriado e desejável usar um pseudônimo ou nome alternativo para as escolas, locais de trabalho, etc.
  7. Ajude-nos a entender sobre uma das partes chave interessada. Talvez seja o professor a implementar a tecnologia. Talvez possa ser um estudante que irá fornecer suporte técnico. Talvez seja um treinador (coach) de tecnologia instrucional que irá certificar-se que a implementação prossegue sem problemas.
  8. Explicar o porquê do potencial para a tecnologia a ser implementada neste contexto. Identificar seu alvo de dificuldade. Qual é a necessidade? Existe um vazio que você está tentando preencher? Você está tentando ajudar com diferenciação? Você acha que o uso de tecnologia pode fazer uma aula, lição ou tópico, mais poderoso ou relevante para os estudantes?
  9. Nota: Você não precisa dizer o qual a tecnologia que você está interessado em implementar; você pode não saber ainda. Além disso, a aula 2 pode mudar as suas opções.
  10. Antes de você postara a sua tarefa, certifique-se de que você tem:
  11. Tenha atingido as solicitações da tarefa. Isso significa que você respondeu a todas as perguntas apresentadas acima, etc.
  12. Feito seu post claro e legível. Use títulos ao editar o seu trabalho.
  13. Feito o link de seu trabalho corretamente. O link vai para o lugar correto e seu trabalho é visível.
  14. E se você não puder facilmente identificar um contexto de implementação? Existem vários caminhos para a construção de um perfil. Se você estiver interessado em ensino básico, pode falar com o pai de uma criança na escola. Descubra como é a sala de aula e como é a escola. Você também pode entrevistar informalmente um professor ou um líder. Se você estiver interessado em alunos adultos, considere falar com um administrador ou um instrutor em uma faculdade local. Para ambientes corporativos, entrevistar informalmente um empregado envolvido na educação ou formação. Para todas as situações mencionadas, veja se você pode descobrir se a tecnologia já está sendo usada no ambiente. Se assim for, tente falar com quem implementou. Não há nenhuma exigência para entrevista. Se você escolher entrevistar informalmente alguém, não poste qualquer informação que possa identificar essa pessoa. Também pode ser apropriado e desejável usar um pseudônimo ou nome alternativo para as escolas, locais de trabalho, etc.
  15. Se você estiver tendo dificuldades, use uma escola (ou outra configuração relevante) que você atendeu ou teve experiências, apesar de reconhecermos que a memória não é perfeita. Você pode ter que presumir ou preencher alguns detalhes. Além disso, temos um público de alunos em nosso curso que pode nos ajudar com essa tarefa. Esperamos que alguns professores irão concordar em conversar com os participantes sobre a escola onde trabalham (ou trabalharam no passado). Os professores não precisarão fornecer o nome e a localização exata de sua escola ou até mesmo seus nomes reais, se eles não se sentirem que seja apropriado.

Ambiente Gamificado de Discussão de Problemas


Público alvo: Alunos que já saibam escrever e utilizar internet, redes sociais ou e-mail. E professores que queiram criar mais interatividade nas aulas.

Será desenvolvido um sistema web para interação entre professor e alunos.
A ideia é que o professor faça questões e os alunos discutam e construam o conhecimento, dando comentários e respostas para os questionamentos propostos.
Os alunos poderão avaliar seus colegas com os comentários e notas, positivo se concordam com a respostas dadas e negativo para discordância.
O professor poderá colocar comentários orientando a construção do conhecimento caso os alunos não tenham uma boa base para responder os questionamentos.
Será possível fazer o acompanhamento da estatística de participação de cada aluno de forma automática, facilitando o acompanhamento e avaliação dos alunos.
A gamificação é visualizada na forma como os alunos se auto avaliam dando pontos para as respostas, e os que conseguem responder mais questionamentos de forma positiva ganham mais pontos pela contribuição na construção do conhecimento.
Este ambiente de aprendizado acaba gerando competitividade entre os alunos que percebem que podem demostrar seu conhecimento como uma habilidade, e ainda serem reconhecidos por isso.
Valorizar o aprendizado e a construção dele de forma interativa é o objetivo deste projeto.

Abaixo segue alguns gráficos da modelagem de banco de dados, o fluxo de páginas e as tecnologias utilizadas para desenvolver.
Relação de tabelas do banco de dados




Caso de uso: fluxo de páginas 1

Caso de uso: fluxo de páginas 2

Tecnologias utilizadas
Protótipo


Referência

http://meduft.wikidot.com/aula8
http://meduft.wikidot.com/exe1

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